Existem diversos tipos de sapatos masculinos. Dos clássicos mais tradicionais até os mais modernos, há particularidades que os tornam únicos. Os sapatos são peças-chave que oferecem um toque sofisticado e elegante aos trajes para todas as ocasiões.
Você conhece os principais tipos de sapatos masculinos?
Vamos lhe mostrar quais são os modelos de sapatos mais usados pelos homens em todo o mundo, o que poderá lhe ajudar na hora da escolha da sua apresentação pessoal.
Esse modelo de sapato foi popularizado na Inglaterra no Séc. XIX, por estudantes da Universidade de Oxford.
Daí ele se tornou um dos sapatos sociais mais clássicos, cuja principal característica está em ter os furos dos cadarços no próprio cabedal do sapato que forma uma peça única.
Para as pessoas com o peito do pé alto, o Oxford não é muito indicado.
Por se tratar de um clássico dos sapatos, ter um Oxford em sua sapateira, é garantia de sempre estar bem-vestido para toda ocasião.
O sapato Derby surgiu há mais de um século, durante as guerras Napoleônicas, quando um general da Prússia achou que os soldados estavam perdendo agilidade na preparação das batalhas por causa das botas fechadas. A partir disso, foi criado o modelo de laço aberto, que garantia mais conforto para quem tinha os pés mais largos. Tempo depois, esse sapato passou a ser chamado de Derby.
Aparentemente lembra muito o sapato Oxford, porém tem uma pequena diferença que o faz mais confortável, os cadarços são presos por duas abas sobre o cabedal do sapato.
O sapato do tipo Derby é um dos mais usados, pelo seu conforto e versatilidade, que o faz queridinho dos homens de bom gosto.
O sapato Brogue surgiu nas regiões da Escócia e Irlanda e nada mais é do que um sapato Oxford ou Derby, com furinhos no seu cabedal. O sapato com Brogue, pode não parecer, mas o torna mais casual ou esportivo, sendo bem usado com composição com jeans ou calça em sarja.
O sapato Loafer tem uma origem ligada à Noruega, através de um norueguês que no Séc. XX teria visitado os EUA e desenvolvido esse sapato a partir do Mocassim. O Loafer, apenas de guardar alguma relação com o Mocassim, é, no entanto, mais formal. Ele não tem cadarços e geralmente possuem um cabedal liso, sem costuras.
Esse tipo de sapato foi criado por uma tribo indígena dos EUA no Séc. XVII. Incialmente era feito de couro cru e cascas de árvores. Nos anos 50 do Séc. XX, o mocassim foi popularizado pelo rei do rock Elvis Presley, que sempre aparecia usando seus sapatos mocassim. É um tipo de sapato esportivo, sem cadarços e com uma sola única, sem saltos.
Você já ouviu falar em “boat shoes”?
O Dockside surgiu da necessidade de velejadores em utilizar um sapato antiderrapante para poder caminhar nos barcos. É um sapato como sola riscada em borracha, possui cadarços em couro que contornam o sapato e costuras marcantes. Trata-se de um sapato esportivo para dias mais quentes, sempre acompanhando uma roupa mais casual como shorts ou mesmo calças com barra dobrada.